blog

EMMY 2021 – THE CROWN

Hoje gostaria de comentar sobre o seriado da NET FLIX, indicado ao EMMY , o Oscar da TV, indicado em 24 categorias, sendo a que comentamos sempre a DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA, e tenho o maior prazer em dizer que sagrou se a vencedora nesta categoria e tendo um BRASILEIRO como Diretor, o Sr. Adriano Goldman!!! Um paulistano de 55 anos, é indescritível como me sinto feliz por este feito! Mas vamos lá, gostaria de comentar como percebo a Direção de Fotografia na série em si, e como percebi a iluminação no episódio FAIRY TALE, da Temporada 4, que consideram o episódio responsável pela indicação ao Emmy.

Considero que a iluminação deste seriado é baseado em um tripé: iluminação clássica de fotografia jornalística, até porque a série é historicista, a forte iluminação branca e abundante que entra pelas janelas, e uma iluminação baixa, amarelada, até um obscura em minha interpretação.

A composição formal da montagem da iluminação com a iluminação de seus personagens é absurdamente fabulosa!

Já fazem alguns anos que comento aqui, que a NETFLIX de forma geral nos apresenta o que há de melhor no momento em direção de fotografia, com inovações e excelente convívio com a iluminação clássica.

Especificamente no seriado THE CROWN, a iluminação clara e abundante que entra pela janela e contrasta com a iluminação amarela e quente, porém em baixa quantidade, me parece ou me remete a pensar no choque entre dois mundos, a luz abundante da vida de fato que acontece lá fora, com a luz até obscura do que acontece dentro da vida da família real e seus segredos e problemas pessoais.

Já indo para o episódio FAIRY TALE da 4° temporada, há uma transição daquele drama de um casamento fadado ao término, sendo acompanhado pela mesma iluminação, quando de repente a luz branca é trocada por luzes festivas e coloridas pela festa do casamento.

A cena final deste episódio impressiona pela perfeição de enquadramento e brilho sobre uma tomada de cena, vista pelas costas da Diana, a vendo partir para o casamento com seu longo vestido, e todo o brilho que cerca este momento.

@thecrownnetflix é uma imensa aula de Iluminação, e que orgulhos saber que é de um brasileiro!

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Shape

Você também vai gostar de ler