Considero que a iluminação deste seriado é baseado em um tripé: iluminação clássica de fotografia jornalística, até porque a série é historicista, a forte iluminação branca e abundante que entra pelas janelas, e uma iluminação baixa, amarelada, até um obscura em minha interpretação.
A composição formal da montagem da iluminação com a iluminação de seus personagens é absurdamente fabulosa!
Já fazem alguns anos que comento aqui, que a NETFLIX de forma geral nos apresenta o que há de melhor no momento em direção de fotografia, com inovações e excelente convívio com a iluminação clássica.
Especificamente no seriado THE CROWN, a iluminação clara e abundante que entra pela janela e contrasta com a iluminação amarela e quente, porém em baixa quantidade, me parece ou me remete a pensar no choque entre dois mundos, a luz abundante da vida de fato que acontece lá fora, com a luz até obscura do que acontece dentro da vida da família real e seus segredos e problemas pessoais.
Já indo para o episódio FAIRY TALE da 4° temporada, há uma transição daquele drama de um casamento fadado ao término, sendo acompanhado pela mesma iluminação, quando de repente a luz branca é trocada por luzes festivas e coloridas pela festa do casamento.
A cena final deste episódio impressiona pela perfeição de enquadramento e brilho sobre uma tomada de cena, vista pelas costas da Diana, a vendo partir para o casamento com seu longo vestido, e todo o brilho que cerca este momento.
@thecrownnetflix é uma imensa aula de Iluminação, e que orgulhos saber que é de um brasileiro!