blog

EMMY 2021 – THE CROWN

Hoje gostaria de comentar sobre o seriado da NET FLIX, indicado ao EMMY , o Oscar da TV, indicado em 24 categorias, sendo a que comentamos sempre a DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA, e tenho o maior prazer em dizer que sagrou se a vencedora nesta categoria e tendo um BRASILEIRO como Diretor, o Sr. Adriano Goldman!!! Um paulistano de 55 anos, é indescritível como me sinto feliz por este feito! Mas vamos lá, gostaria de comentar como percebo a Direção de Fotografia na série em si, e como percebi a iluminação no episódio FAIRY TALE, da Temporada 4, que consideram o episódio responsável pela indicação ao Emmy.

Considero que a iluminação deste seriado é baseado em um tripé: iluminação clássica de fotografia jornalística, até porque a série é historicista, a forte iluminação branca e abundante que entra pelas janelas, e uma iluminação baixa, amarelada, até um obscura em minha interpretação.

A composição formal da montagem da iluminação com a iluminação de seus personagens é absurdamente fabulosa!

Já fazem alguns anos que comento aqui, que a NETFLIX de forma geral nos apresenta o que há de melhor no momento em direção de fotografia, com inovações e excelente convívio com a iluminação clássica.

Especificamente no seriado THE CROWN, a iluminação clara e abundante que entra pela janela e contrasta com a iluminação amarela e quente, porém em baixa quantidade, me parece ou me remete a pensar no choque entre dois mundos, a luz abundante da vida de fato que acontece lá fora, com a luz até obscura do que acontece dentro da vida da família real e seus segredos e problemas pessoais.

Já indo para o episódio FAIRY TALE da 4° temporada, há uma transição daquele drama de um casamento fadado ao término, sendo acompanhado pela mesma iluminação, quando de repente a luz branca é trocada por luzes festivas e coloridas pela festa do casamento.

A cena final deste episódio impressiona pela perfeição de enquadramento e brilho sobre uma tomada de cena, vista pelas costas da Diana, a vendo partir para o casamento com seu longo vestido, e todo o brilho que cerca este momento.

@thecrownnetflix é uma imensa aula de Iluminação, e que orgulhos saber que é de um brasileiro!

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Shape

Você também vai gostar de ler

PRESS FOOD HALL 4D

Temos uma lista de restaurante icônicos pelo Brasil, e agora chega o PRESS, que além de tudo somos fãs da gastronomia! Frequentadores assíduos, e se

Ler mais »

OPPENHEIMER

E finalmente veio o momento de assistir Oppenheimer no cinema!! Expectativas atingidas com sobras, as 3 horas de filme passaram tranquilamente, um filme de texto,

Ler mais »