Mas voltando ao SEM TEMPO PARA MORRER, um filem mais complexo de comentar, por tudo que envolve, aqui a narrativa da iluminação e fotografia, tem relação com o tudo que aconteceu nos 4 filmes anteriores: Cassino Royale (2006), Quantun of Solace (2008), Sky Fall (2012) e 007 Contra Spectre (2015), além de ser a despedida do Daniel Craig no papel do espião Inglês.
Não tem como não comentar as locações que possuem papel determinante em sua fotografia, Cuba, Jamaica, Itália, Noruega e Inglaterra obviamente.
A história acontece em ambientes que mudam dramaticamente. Você esta em uma praia linda quente e daqui a pouco esta em um ambiente frio ou chuvoso, como a luz se adapta a isto de forma realística e ao personagem? Bond, do Daniel Craig, por tudo que ele passou desde o começo da trama, sua dor da perda de Vesper Lynd, da própria M e agora neste filme, do amigo Felix, ela guarda um certo lado sombrio, e isto é mostrado em várias cenas, aonde a iluminação principal em seu rosto, esta no segundo plano, ou seja, a luz toca o rosto pelo lado de trás.
A luz ambiente sempre vai do abundante ao mostrar a locação, sempre maravilhosa, do grande clima quando em romance com Madeleine, e as cenas aonde mostra seu lado sombrio, me contendo, mas dá para lembrar do Batman e seus conflitos.
Tentando resumir, a iluminação é extremamente complexa, desde mostrar locações incríveis e seus personagens sobre a luz natural, potencializada com iluminação de cinema, provavelmente ARRI, e mostrando o lado humano com uma luz que demonstra o momento vivido.
Para mim, o melhor filme desta Franquia com Daniel Craig no papel.