Adoro a quando chega a época do OSCAR, gosto dos bastidores, da corrida pela indicação, toda o trabalho de bastidores em busca da indicação e obviamente pela indicação ao Oscar!
Este ano, em especial, após conseguir entrar na ASC – American Society of Cinematographers, estamos muito mais bem informados, tivemos a honra de receber diretamente da NETFLIX, da Apple TV e de outros os links diretos para assistir a maioria dos filmes antes de eles chegarem as plataformas. No começo de fevereiro recebi o convite para assistir com reserva VIP para assistir em Londres o filme Empire of Light, um dos 5 nominados ao OSCAR de Direção de Fotografia…infelizmente a distância Porto Alegre – Londres é muito grande!! Como diz um amigo meu, ser “Pobre Premium” não é fácil!
Sobre o Oscar, você vai poder ficar sabendo de forma mais completa em nosso Canal em março, serão dois vídeos aonde eu falo tudo que achei sobre os 5 filmes:
Elvis – Mandy Walker
Bardo – Darius Khondji
Império da Luz – Roger Deakins
Nada de Novo no Front – James Friend
Tár – Florian Hoffmeister
Sempre falo que meu critério tendo em vista a iluminação e a fotografia é que o filme tenha sua narrativa muito bem acompanhada pela iluminação como grande auxiliar da história, por isto eu considero que Bardo e Império da Luz, não se enquadraram tão bem assim.
Minha escolha de coração é Tár, pois este filme traduz bem uma iluminação passível de aplicação na arquitetura, com grande apelo da iluminação emocional, acompanhando o dia a dia da personagem principal.
A minha escolha técnica eu ficaria com Elvis, acho que a luz tem altos e baixos de intensidade, mas com profundo acompanhamento da narrativa, que me agradou bastante este conjunto luz/fografia + narrativa.
Já o filme Nada de Novo no Front é belíssimo, uma iluminação incrível, extremamente bem executada, mas pela repetição da temática de guerra na indicação a Direção de Fotografia, não coloquei minhas fichas, mas se ganhar, estará em ótimas mãos.
Para entender melhor veja os vídeos sobre o OSCAR 2023 no nosso canal, serão lançados em 2 partes, pois a explicação é mais profunda, imperdível!