blog

Apartamento Aterro do Flamengo

Em 2021 um dos nossos maiores desafios foi o Projeto de Iluminação do Apartamento Aterro do Flamengo.

Este inigualável e histórico apartamento fica no primeiro arranha céu do bairro do Flamengo no Rio de Janeiro, prédio que completará 100 anos em 2023 e esta sendo restaurado e é um bem preservado pelo patrimônio histórico do Rio de Janeiro.

Prédio do arquiteto francês Joseph Gire, mesmo arquiteto do Copacabana Palace.

A história deste edifício Projetado pelo cultuado arquiteto francês Joseph Gire e inaugurado em 1925, o prédio Praia do Flamengo foi encomendado pelo empresário Octávio Guinle, que queria uma construção bem ao estilo parisiense com telhado em mansardas renascentistas.

Foi Gire o autor de alguns dos prédios mais bonitos do Brasil, como os Hotéis Copacabana Palace e Glória, o Edifício A Noite, e a sede do Iate Clube do Rio de Janeiro, além do Palácio Laranjeiras. Muito celebrado, foi o autor também de mais dois prédios próximos, na Praia de Botafogo, o Paraopeba e o São João Marcos.

Quando o Copacabana Palace foi construído, a família Guinle mudou-se para lá, e este apartamento hoje que estamos revitalizando.

Respeitamos totalmente a historicidade deste prédio e sua ausência de gesso! Parece algo simplório, mas a não utilização de gesso ou qualquer luminária de embutir, foi algo que decidimos na hora, respeitar a história! O outro ponto importante, iluminamos com o conceito da época, em relação aos pontos, e inserimos uma iluminação forte indireta e dimerizável, de forma museológica, marcamos o que era intervenção do século XXI.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Shape

Você também vai gostar de ler