blog

ATAQUE DOS CÃES

O Ataque dos cães é o filme com maior número de indicações, seu nome original seria O Poder do Cão, mais apropriado à história, infelizmente fazem traduções pobres baseadas na intenção de ter uma espécie de manchete de impacto.

O filme trata de solidão, uma solidão da alma, muito bem explorada em seus personagens, eu colocaria aqui os 4 personagens principais, dois irmãos donos da fazenda, uma viúva que se casa com um dos irmãos e seu filho.

O filme se passa no estado americano de Montana, em 1925, e a relação do cão do título com o filme se dá inicialmente porque um personagem que não aparece no filme, o Bronco Henry já morto e cultuado pelos irmãos, vê nas montanhas que cercam a propriedade um cão deitado de boca aberta, e o poder do cão é uma referência aos homens que ali se desenvolveram naquela terra dura e inóspita, como é de costume em filmes de western.

Indo para a questão que abordamos aqui, a Direção de Fotografia, é muito bem feita, muito bem desenvolvida, toda em tons pastéis, que vão do azul aos tons areia e marrom, totalmente livres de vermelho! Isto é uma interpretação minha, mas o vermelho é diretamente ligado ao amor e a ternura, que são totalmente ausentes no filme. A única parte em que apareceu algo vermelho é no miolo de uma flor que o filho faz para enfeitar as mesas do restaurante da mãe, mas não dura muito, pois ela é queimada por outro personagem, mesmo nas cenas aonde mostram o gado carneado tendo sua pele retirada há a ausência da cor vermelha.

A iluminação do filme traduz muito bem a aridez da falta de carinho e da solidão da alma dos personagens, mas independente de todo este domínio de técnica, não entendo que seja uma iluminação e que a fotografia perfeita tenha um papel tão profundo quanto o texto complexo, cheio de emoções não proferidas que carregam a trama.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Shape

Você também vai gostar de ler

PRESS FOOD HALL 4D

Temos uma lista de restaurante icônicos pelo Brasil, e agora chega o PRESS, que além de tudo somos fãs da gastronomia! Frequentadores assíduos, e se

Ler mais »

OPPENHEIMER

E finalmente veio o momento de assistir Oppenheimer no cinema!! Expectativas atingidas com sobras, as 3 horas de filme passaram tranquilamente, um filme de texto,

Ler mais »